Aldeias de Xisto

A Rede das Aldeias de Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos no centro de Portugal, num território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra. É essencialmente constituído por montanhas de xisto, circundado e atravessado por uma boa rede rodoviária.

As montanhas oferecem pedras que fazem parte da identidade do território. Com as pedras se fez a sua história, mas com elas se fez um projeto de futuro. Aldeias que estavam em ruína, a desaparecer, originaram um destino turístico premiado. É algo único e notável, por ter surgido num dos territórios mais desfavorecidos do interior do país.

Descobrir as Aldeias do Xisto é dar e receber uma palavra de cumprimento dos seus habitantes. Se der mais umas quantas de conversa, receberá em troca uma história de vida.

É um destino com alma.

São 27 as Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro, num território de enorme beleza que oferece experiências únicas.

Experimente novas experiências com a tradição.

Penedo furado

Observações: Fica a 9km da Vila de Rei, Boa acessibilidade     Coordenadas: 39º37’31.87”N 08º9’44.88”W

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infra-estruturas.

Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade. A praia é também bastante procurada por campistas.

O Penedo Furado permite a realização de diversas atividades desportivas, tais como pedestrianismo, escalada, rappel, slide ou canoagem, sendo um espaço polivalente de recreio e lazer. A água desta praia é classificada nos últimos anos como Boa e/ou Excelente.

Nao perca esta oportunidade

Ponto Geodésico de portugal

Localização: latitude: 39º 41´ 37,300 N ; longitude: 8º 07´ 53,310´´ W.

Situado no concelho de Vila de Rei, cerca de 40 quilómetros a norte de Alvega, o Centro Geodésico de Portugal, situado no Picoto da Milriça, faz jus à categoria de centro de Portugal, em dias de boa visibilidade, o ponto culminante de Vila de Rei oferece oportunidade para contemplar a serena planície alentejana a sul, a leste, o Alto-Alentejo, e percorrendo os quadrantes de nascente, a norte e poente, as serras de Muradal, Gardunha, Alvelos, Estrela, Aire e Montejunto.

O Picoto da Milriça está estreitamente associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta começou em 1790, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou D. Francisco Ciera, lente da Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a elaboração da Carta Geográfica do Reino.

Venha redescobrir esta e muitas outras histórias de Portugal